sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BRINQUEDOTECA

No dia 30 de setembro de 2011, em uma tarde, foi desenvolvida a atividade “A Hora do Recreio”, com o objetivo de resgatar a valorização das brincadeiras tradicionais na hora do recreio. Participaram da atividade os alunos do 2º Ano da Escola Municipal Ana Rita de Cássia de Nova Esperança. Ao chegarem na Faculdade foram recebidos pela Profª Mara e a Acadêmica do 4º Ano Hariane e se acomodaram nas dependências e na Brinquedoteca da FANP.
Além de ter sido um momento de descontração e de muitas brincadeiras aos alunos do 2º ano, possibilitou a professora e a acadêmica ampliar os estudos acerca das brincadeiras o que posteriormente resultará na produção do Trabalho de Conclusão de Curso.
Buscando mostrar a importância e o significado do brincar e das brincadeiras tradicionais para o desenvolvimento da criança, a experiência oportunizou verificar que o brincar vai muito além dos jogos virtuais. Percebemos, desta forma, que o brincar está relacionado a correr, a pular, a intentar e a criar.
 Este momento proporcionou as crianças diferentes formas de brincar, procurando então resgatar o verdadeiro sentido das brincadeiras antigas e mostrar que elas estão ligadas ao prazer e a liberdade da criança.


Profª : Rosimara Albuquerque Mello
Acadêmica: Hariane de Lima Sellis

Imagens









VAMOS AO CINEMA???
Isso mesmo!! E foi essa ação que a professora Rosimara Albuquerque Mello fez no dia 24 de agosto de 2011, acompanhou os acadêmicos do 3º e  4º Anos para assistirem SMURFS - O FILME. Gostoso, não. Mas, essa diversão tem um enfoque pedagógico nas disciplinas de Arte e de Literatura Infantil. Verificar cenário, teatro, movimentos, paisagens, cores, personagens, roupas.. Isso tudo para contribuir na organização de contação de histórias, na dramatização e na interpretação do enredo do filme.
Maria Christine B. Menezes – Coord. do Curso de Pedagogia







MOMENTOS DE REFLEXÕES
Visando a formação intelectual dos acadêmicos do curso de pedagogia, a professora luciana souza ferro organizou uma palestra para os acadêmicos do 2º e 4º anos para ampliarem o conhecimento sobre a organização política da modalidade de educação de jovens e adultos.
No dia 13 de outubro ambas turmas se reuniram no auditório da fanp e tiveram o prazer de ouvir a coordenadora do curso, prof. maria christine b. menezes, discorrer a palestra cujo título foi: “políticas de educação de jovens e adultos”. a professora retomou o percurso histórico a qual essa modalidade de ensino passou, enfatizando os preceitos legais que aos poucos foram garantindo o espaço da educação de jovens e adultos.
Promover essas reflexões é um dos objetivos do curso de Pedagogia.




PROJETO DE APOIO ÀS DISCIPLINAS DO CURSO: O FILME COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA HISTÓRIA

Este projeto é parte integrante do componente curricular “Formação científico-cultural” previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, iniciou-se em março deste ano e encerrou no mês de outubro. O projeto é destinado aos acadêmicos do 1º, 2º e 3º anos. O objetivo do projeto é a inclusão da arte cinematográfica como possibilidade de enriquecimento dos estudos destinados à formação acadêmica. Cada dia destinado ao filme um professor é responsável de promover o debate.
Alguns filmes debatidos durante a realização do projeto

·         Em nome de Deus
·         Orgulho e preconceito
·         Moça do brinco de pérola
·         Preciosa
·         Meu pé esquerdo

     Rua de recreio 
Brincando com sonhos de primavera

Todo ano o Curso de Pedagoia da FANP em parceria com a Acine Mulher promove a Rua de Recreio. Este ano aconteceu no dia 08 de Outubro das 9h as 16h no Centro de Nova Esperança, próximo ao Banco do Brasil.
O objetivo da atividade é oportunizar aos acadêmicos do 3º ano do Curso de Pedagogia um momento para organizar e executar um evento lúdico-pedagógico, a Professora Rosimara Albuquerque Mello e o Professor Osvaldo Manzotti organizaram junto com as acadêmicas a VII Rua de Recreio: Brincando com Sonhos de Primavera.
Foi uma festa!!!  As crianças que visitaram o espaço se divertiram: jogaram jogos de tabuleiro, brincaram com o minhocão, participaram da oficina de arte, confeccionaram petecas. As acadêmicas pintaram rosto das crianças, e estas, ainda tiveram o privilégio de ir ao “salão” para arrumar as unhas e o cabelo.
Foi um Sucesso!! Foi mais uma Ação do Curso de Pedagogia da FANP.
                                                                                        
Maria Christine B. Menezes
Coordenadora do Curso de Pedagogia



                            SEMINÁRIOS DE INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA-COMUNIDADE
O Seminário de Interação Escola-Família-Comunidade é um Evento promovido e organizado, todo ano, pelos acadêmicos do 3º Ano do Curso de Pedagogia. Tem como objetivo promover um momento para se pensar “Educação” por todos que direta ou indiretamente fazem parte do contexto escolar.
Neste ano o Seminário ocorreu em 14 de Setembro. Na ocasião estiveram presentes o Secretário de Educação de Nova Esperança, Diretora da Escola Municipal Ana Rita, Diretora do Colégio Estadual São Vicente, representantes do Conselho Tutelar, Pedagogas do Creas, Vereadora de Nova Esperança e Mães de acadêmicas representando a família.
Foi uma noite de debates, reflexões e sugestões que muito contribuíram com a formação dos Acadêmicos do Curso de Pedagogia.
Esta é mais uma ação do Curso, sempre promovendo atividades culturais enriquecedoras.

Maria Christine B. Menezes
Coord. do Curso de Pedagogia


 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

FANP 10 anos 100% Você!


Conheça nossa história...










VI SEMANA DE PEDAGOGIA

  
4ª JORNADA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

A VI Semana de Pedagogia e a 4ª Jornada de Estudos Interdisciplinares ocorrida entre os dias 08, 09, 10, 11 e 12 de agosto de 2011 foi uma excelente oportunidade para repensar as implicações das políticas educacionais na prática pedagógica.

O Evento iniciou-se com a palestra da Profª.  Doutora Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, professora da Universidade Estadual de Maringá cujo tema discorrido foi A POLÍTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DOS ANOS DE 1990. Elma Júlia realizou uma belíssima exposição sobre a organização das políticas educacionais no Brasil a partir da década de 1990.

A Profª. Mestre Fátima Aparecida de Souza Francioli, professora da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí retomou a organização histórica do processo de Alfabetização no Brasil, apresentando a perspectiva histórico-cultural no entendimento das práticas pedagógicas alfabetizadoras, por meio do tema O PAPEL DA ALFABETIZAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA.

O Evento oportunizou minicursos e oficinas, os quais tiveram grande apreciação pelos participantes. A Jornada de estudos Interdisciplinares organizada pelo Prof. Mestre João Paulo Pereira Coelho junto com as Acadêmicas do 4º Ano oportunizou o entendimento e reflexão sobre a Interdisciplinaridade. De maneira dinâmica e concisa os temas foram apresentados e debatidos com os cursistas.

O Evento contou com o apoio dos seguintes colaboradores: Prever, Panificadora Predileta, Panificadora Pão de Mel, Sanepar, Distribuidora de Bebidas Contibier, Supermercado Camilo, APAE de Atalaia, Agroflores, Palmali, Academia Eloísa e Grupo da Igreja Evangélica Quadrangular.

A VI Semana de Pedagogia e a 4ª Jornada de Estudos Interdisciplinares encerrou-se por meio de agradecimento a todos participantes que prestigiaram mais uma Ação do Curso de Pedagogia.




Maria Christine Berdusco Menezes
Coordenadora do Curso de Pedagogia

Galeria de Imagens












SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS

A Semana que ocorreu nos dias 03 a 07 de outubro no auditório da FANP, foi um sucesso! O tema da Semana que foi Sustentabilidade nas Organizações, contou com diversos palestrantes abordando o tema de várias perspectivas.
No primeiro dia o Prof Galileu Limonta Maia, falou da importância de entender o Comportamento do Consumidor no Varejo, demonstrando alguns aspectos relacionados com o modo como o consumidor toma as suas decisões, baseando a palestra em pesquisa realizada pelo professor na cidade de Maringá e região.

No segundo dia, tivemos o Sr. João Berdu, falando sobre sustentabilidade na visão regional, enfocando o Vale da Seda que é um projeto de comércio justo que é desenvolvido na cidade de Nova Esperança e que visa dar condições de qualidade de vida, bem como renda as famílias que moram na área rural da cidade. Além disto demonstrou que sustentabilidade pode ser trabalhada dentro das organizações de forma eficiente e rendendo lucros para a organização.

No terceiro dia, Patrica Cristina Xavier Alonso, falou sobre O papel do Contador em relação a Sustentabilidade nas Organizações, demonstrando que sustentabilidade não é apenas um conceito e sim uma forma de maximizar as riquezas da organização, além de demonstrar a sustentabilidade está ligada diretamente aos indicadores financeiros da organização.

Francis Geraldi Baylão, com o tema Sustentabilidade Empresarial, focou o aspecto empresarial e deixou claro que toda organização só trabalha a sustentabilidade quando a mesma dá retornos financeiros claros, tirando uma visão romântica de cena e demonstrando que tratar a sustentabilidade como algo utópico não funciona. Fechou a palestra demonstrando exemplos que ocorrem em Maringá de empresas que buscaram a sustentabilidade e proporcionaram retornos em seus indicadores financeiros.

No último dia contamos com a presença do autor da Editora Atlas na Área de Sustentabilidade, o Professor e autor João Tinoco falando sobre Balanço Social e o Relatório da Sustentabilidade, o professor compartilhou seus conhecimentos com os acadêmicos, uma vez que o mesmo é um dos pioneiros em estudos nesta área, colocando para os alunos seus conhecimentos e os caminhos para desenvolver um modelo de balanço social. Demonstrou  que Balanço Social e Sustentabilidade andam juntos e que precisam ser melhores explorados pelas organizações, caso contrário num futuro próximo, muitas não deverão conseguir se manter no mercado.






Galeria de Imagens
























Selecione o evento desejado clicando sobre o botão...